Desinformação 'pode comprometer todos os nossos esforços', diz enviado especial da COP30

  • 25/10/2025
(Foto: Reprodução)
Por que a desinformação também é um perigo para o clima? Pela primeira vez, a conferência do clima da ONU terá um enviado especial para a integridade da informação. Frederico Assis, ex-assessor do Celso Amorim, tem a missão de combater o negacionismo e a desinformação. ➡️Os enviados especiais são selecionados pela presidência da conferência e têm a função de engajar diferentes setores da sociedade nas discussões relacionadas ao encontro. Em entrevista ao g1, Assis destacou os riscos da desinformação para o sucesso da conferência. "A desinformação é destrutiva e pode comprometer todos os nossos esforços na COP. Esses conteúdos mentirosos são promovidos, seja por interesses políticos, seja econômicos, ideológicos e são impulsionados por algoritmos obscuros", disse Frederico. Para tentar enfrentar o que chamou de “algoritmos obscuros”, Assis defende a importância de sensibilizar as big techs, que estão no centro dessa discussão. Enquanto isso não acontecer, o combate à desinformação, segundo ele, será apenas uma “redução de danos”. "Eu não acredito que vá haver nenhum avanço significativo se não houver mudanças estruturais nessa área". 🚨 Entenda: muitos criadores de fake news pagam para impulsionar suas publicações falsas em plataformas como o Facebook e Instagram. E a Meta, dona dessas redes, é criticada por não atuar com mais firmeza na moderação desses conteúdos. 'O maior pesadelo é a desinformação', diz André Correa do Lago, presidente da COP 30 Fato ou Fake: confira as checagens do serviço de combate à desinformação do Grupo Globo Assis diz observar um aumento mês a mês no volume de desinformação sobre o tema à medida que a conferência se aproxima. Ele reforça a importância da informação correta e da verdade para a construção de um futuro sustentável. "Sem verdade não tem confiança, sem confiança não tem ação coletiva e sem ação coletiva não tem a possibilidade de construção de um futuro que seja justo e sustentável”. O enviado especial também aponta que o discurso negacionista evoluiu: como está cada vez mais difícil negar as mudanças climáticas, as mentiras agora se voltam contra as soluções. 🌀O poder da dúvida Ao gerar dúvidas, a desinformação ofusca um consenso já estabelecido entre os cientistas: de que o aquecimento global é causado principalmente pela ação humana — e que, se agirmos agora, ainda dá tempo de reduzir os impactos. ➡️ Vale lembrar como a tática da dúvida foi usada pela indústria do tabaco. Nos anos 1950, estudos começaram a apontar a ligação entre o cigarro e o câncer. Os principais executivos do setor, então, criaram o Comitê de Pesquisa da Indústria do Tabaco para semear dúvidas sobre as evidências científicas. A estratégia funcionou e atrasou por décadas a adoção de políticas públicas de proteção à saúde. "A dúvida é nosso produto, já que ela é a melhor forma de competir com o 'corpo de evidências' que existe na mente do público em geral" sobre os males do tabagismo, diz documento; acima, propaganda de cigarro Getty Images Quando a população fica em dúvida, decisões políticas e econômicas podem atrasar. A ONG SOS Mata Atlântica afirma que a integridade da informação é essencial para a mobilização climática. " Ao semear dúvidas, estimular o ceticismo e distorcer o consenso científico sobre causas, impactos e soluções, essas práticas enfraquecem o senso de urgência e adiam decisões fundamentais". a COP 30 e nosso futuro Excesso de energia pode provocar apagão?

FONTE: https://g1.globo.com/meio-ambiente/cop-30/noticia/2025/10/25/desinformacao-pode-comprometer-todos-os-nossos-esforcos-diz-enviado-especial-da-cop30.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

top6
6.

top7
7.

top8
8.

top9
9.

top10
10.


Anunciantes