Morte, sequestro e roubo: motoristas por aplicativo são alvos de criminosos na região metropolitana de Maceió
17/07/2025
(Foto: Reprodução) Motoristas por aplicativo são vítimas de criminosos em AL
Reprodução
A onda de violência contra motoristas por aplicativo em Maceió cresceu essa semana. Uma morte, um sequestro e um assalto foram registrados na região metropolitana nos últimos quatro dias.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
O caso mais recente foi o assassinato de Elisberto dos Santos Silva, morto a tiros em Rio Largo no dia do seu aniversário. Ele estava trabalhando como motorista por aplicativo havia cerca de 15 dias e utilizava um carro alugado para fazer as corridas.
Na segunda-feira (14), uma mulher, que também trabalha como motorista por aplicativo, teve o carro roubado em Jacarecica. Em depoimento à polícia, ela disse que foi rendida por dois homens armados quando estacionava o veículo na porta de casa. Os criminosos não foram localizados.
O g1 entrou em contato a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP) para obter informação sobre o que está sendo feito para garantir a segurança dos motoristas por aplicativo que rodam no estado, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.
Sequestro e corpo queimado
Assaltantes levam carro e ateiam fogo em motorista de aplicativo em Maceió
Outro caso que chocou foi o sequestro do motorista Josivaldo dos Santos Silva, que teve parte do corpo queimado durante sequestro relâmpago. Josivaldo tinha acabado de parar o carro na Rota do Mar, em Guaxuma, para ligar o aplicativo de corrida quando três homens armados apareceram.
O sequestro aconteceu com o dia ainda claro. Em entrevista à TV Gazeta, ele contou que precisou implorar pela própria vida e que só sobreviveu porque conseguiu escapar dos criminosos.
"Pedi pelo amor de Deus, que podiam levar o carro, que me deixassem no local, mesmo assim eles não quiseram acordo. O que estava atrás de mim abriu a porta e me jogou no banco de trás. O outro já entrou e eu fiquei no meio entre um e outro. O rapaz do lado esquerdo tirou a camisa, me vendou e aí foi só Deus na minha causa", relembrou emocionado.
Mecanismos de segurança
Motoristas por aplicativo
Freepik/reprodução
Alguns aplicativos de corrida oferecem alertas para áreas de risco para que o motorista evite transitar por esses locais. São disponibilizados também botões de emergência para ter contato rápido com a polícia, embora alguns motoristas reclamem que esses mecanismos não são eficazes.
Os aplicativos afirmam que conta com diferentes modalidades de verificação de usuários, além de permitir que o motorista tenha acesso previamente ao destino da viagem, podendo escolher se aceita ou não a corrida.
VÍDEO: Motorista de aplicativo dá dicas de segurança e cuidados na profissão
Motorista de aplicativo dá dicas de segurança e cuidados na profissão
Leia mais notícias da região no g1 AL