Polícia apreende 10 toneladas de fios em operação contra maior ferro-velho ilegal da Zona Norte do Rio
17/07/2025
(Foto: Reprodução) Operação mira ferro-velho ilegal tido como principal ponto de receptação de fios de cobre furtados na Zona Norte do Rio
A Polícia Civil apreendeu 10 toneladas de fios em uma operação nesta quinta-feira (17) contra o maior ferro-velho clandestino usado na receptação de metais furtados de empresas de energia, de transporte e de telecomunicações. O local fica no Complexo da Pedreira e os agentes precisaram de um alicate para entrar no local. Oito pessoas foram presas.
A Operação “Caminhos do Cobre” conta com agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com apoio de agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC). Cinco veículos blindados estão sendo usados na ação.
Além dos fios, outros materiais foram apreendidos.
"São 10 toneladas de materiais de concessionárias de serviço público: fios de cobre, baterias estacionárias, modens de propriedade de empresas, além da prisão em flagrante de alvos da operação", disse Jefferson Ferreira.
As investigações mostraram que o ferro-velho investigado é administrado por dois irmãos e movimentava ilegalmente toneladas de materiais furtados. Os policiais afirmam que Wuandreson Willian Faliz da Silva e Washington Faliz da Silva possuem passagem por roubo de veículos, roubo de cargas e receptação qualificada.
Policiais precisaram de alicate para abrir ferro-velho no Complexo da Pedreira, na Zona Norte do Rio
Reprodução/ TV Globo
Wuandreson foi preso em flagrante nesta quinta com uma mulher que também era alvo de busca e apreensão. Segundo os policiais, ela era responsável pelos carros que transportavam a carga para o ferro-velho. Um terceiro homem foi preso por associação ao tráfico.
Até a última atualização desta reportagem, a TV Globo não conseguiu contato com a defesa dos suspeitos.
Os policiais também afirmam que os dois possuem relação com o tráfico de drogas da região, que oferece proteção e infraestrutura para o funcionamento do ferro-velho ilegal.
Durante o processo investigativo, o homem apontado como operador logístico da quadrilha foi preso em flagrante transportando uma tonelada de cabos de cobre furtados.
Os policiais também cumprem 10 mandados de busca e apreensão na Baixada Fluminense, em endereços que estão vinculados ao ferro-velho e ao esquema de receptação.
Duas unidades de saúde da região da Pedreira foram preventivamente fechadas por causa da operação.
Policiais encontraram cerca de 10 toneladas de materiais suspeitos em ferro-velho no Complexo da Pedreira.
Reprodução/ TV Globo
Desmanche
Outros lugares, relacionados ao roubo de veículos, também foram encontrados pelos policiais no Complexo da Pedreira.
"Até o momento, foram localizados dois locais de desmanche de veículos, três veículos roubados foram recuperados, além de 3 carcaças de veículos. Dois criminosos envolvidos com o roubo de veículos, que estavam foragidos da Justiça, foram presos. Além disso, outros foram presos em flagrante, ligados ao tráfico da localidade", afirmou Mauro César, delegado da DRFA.
Investigações
As investigações começaram após um roubo na rede da Supervia em dezembro do ano passado. Bandidos invadiram a linha férrea e roubaram cabos.
Na época, 9 estações ficaram paralisadas por causa do crime. O material foi encontrado, mais tarde, dentro de um veículo.
A partir daí, os policiais passaram a buscar o lugar para onde o material seria encaminhado.
✅Siga o canal do g1 Rio no WhatsApp e receba as notícias do Grande Rio direto no seu celular.